FOOD IS NOT THERAPY

quarta-feira, março 15, 2017


Esta foi uma frase que veio comigo desde 2016. Food is not therapy. Dia após dia faz cada vez maior sentido. Eu era, sempre fui, a criatura dita sortuda que comia, e continua a poder comer, tudo o que lhe apetece e a manter-se magra, chama-se hipertiroidismo, mas poucos conhecem. Mas a que preço? Essa tornou-se a questão.Ganhar “mais consciência” sobre tudo passou tambem, ou principalmente, por analisar o peso das minhas escolhas... pessoais, profissionais, emocionais e alimentares! O impacto, dito peso, daquilo com que me andava a alimentar, afinal de contas, epistomologicamente falando, o nosso alimento anda por regra geral bem longe de “substancia introduzida no organismo para nutrição dos tecidos e para a produção de energia”, esta mais para consolo, forma de “o que me apetece”, e 80% das vezes, sejamos realistas, o que apetece não devia apetecer... *risos* Fascina-me, devo confessar, a vertente “farmácia na horta”, com todas as suas mais valias de controlo/equilíbrio para a saúde, e não falo apenas de níveis de energia, perda de peso, ou curar constipações. Para todas as que deliram ao empurrar o carrinho de compras através dos expositores da secção de higiene e beleza do supermercado a procura do ultimo produto de cosmética na berra para combate anti-aging... fiquem a saber que estão no corredor errado. Mando-vos já para a secção das frutas e legumes! Não esqueçam as sementes e os cereais! Todos eles possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem a perda de elasticidade da pele e as rugas, aposto que esta desconheciam! Custa acreditar mas é verdade, afinal de contas de onde pensam vocês que vêm os extractos essenciais que constituem a base destes produtos? Aqui fica então uma lista, pequeninas prometo... de 10, apenas 10, alimentos que devem introduzir “para ontem” na vossa alimentação! 

Açai // meio mundo sabe que os antioxidantes ocupam o topo da lista do combate ao envelhecimento das células, e ai o açai é rei! Todo ele é proteína da melhor qualidade e ainda gordura saudável, antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos! Não só contribui para a beleza como assegura a saúde do sistema cardio-vascular e digestivo!

Maçã // uma por dia não sabe o bem que lhe fazia, e são tantas as vezes que olhamos para elas com um tom de menosprezo! São sinonimo de estilo de vida saudável minha gente, e tem mérito para isso, possuem uma grande variedade de fitonutrientes anti-inflamatorios e anticancerigenos, reduzem uma enorme variedade de doenças cronicas, cancro, doenças cardíacas, asma, diabetes... chiça! Comam la a maçã de uma vez por todas! Devo reforçar que potenciam a perda de peso...?

Pera // é prima da maçã e parente em todas as boas características mencionadas anteriormente, ainda traz consigo benefícios ao nível da visão e contem muita vitamina C e cobre, assim como nutrientes antioxidantes que previnem os danos provocados pelos radicais livres nas células!

Pevides de Abóbora // eu disse para não esquecerem as sementes, adicionar estes frutos gordos e sementes a dieta reduz os sinais de envelhecimento! São ainda ricas em zinco e mantém por isso a pele limpa.

Espinafres // e a couve também, quanto mais escuros melhor, repletos de luteina e carotenoides, são ainda pobres em hidratos de carbono e riquíssimos em fibra, permitindo uma rápida saciedade e por mais tempo!

Canela // o desinfectante natural graças as suas enumeras propriedades antifungicas, anti-inflamatórias e anti bacterianas. Ainda regula os açucares no sangue e dizem que melhora os ciclos menstruais... tentar não custa, néh?

Cacau // esta já sabiam não? Quem não reconhece o cacau como um poderoso antioxidante? Acho que não precisa de grandes explicações!

Romã // esta é outra, rica em tudo e muito mais do que por aqui já se disse.

Chá Verde // não podia faltar, é outro daqueles que todo o mundo conhece. Ajuda ainda a desintoxicar o organismo e contribui com tudo de bom para o combate ao envelhecimento.

Trigo Sarraceno // na categoria dos cereais este oferece propriedades singulares que o tornam um grande aliado contra o envelhecimento, é mineralizante e alcanizante, reduz a fadiga e devolve a energia! Prontas para experimentar?

You Might Also Like

0 REPLY

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Follow us